No mundo dos dias de hoje, os consumidores esperam mais de suas marcas favoritas. Eles querem que elas ajam como uma força para o bem, assim como ofereçam soluções mais saudáveis, gostosas e alinhadas com tendências que eles se importam.
Para entender o sentimento dos consumidores em relação aos alimentos e bebidas, nosso time global de tendências e insights examina centenas de pesquisas e avalia milhares de dados, trabalhando com times comerciais globais para identificar as principais tendências direcionando a decisão de compra dos consumidores.
“Ao compreender como os valores, comportamentos e interesses estão mudando, junto de direcionadores por trás dessas mudanças, as marcas podem lançar produtos que atendam às necessidades, vontades e desejos de seus consumidores-alvo e se antecipar de como isso irá evoluir de forma mais assertiva” explicou Beth Nieman Hacker, Diretora de Pesquisa de Mercado.
“Algumas tendências como saúde e bem estar estão bem estabelecidas, por outro lado, com os recentes acontecimentos globais isso foi potencializado, visto que consumidores buscam formas de recuperar o controle e proteger o bem estar de suas famílias. Outras, como o surgimento de dietas à base de plantas, têm aumentado fortemente nos últimos anos amplificado pelo crescente debate público sobre a necessidade de ação individual para limitar as mudanças climáticas, em combinação com a proliferação de produtos que atendem às dietas flexitarianas”, acrescentou Beth.
As últimas tendências globais de consumo que impulsionam a inovação de produtos hoje e amanhã:
Transparência
84% leem a lista de ingredientes, globalmente¹
Consumidores estão buscando alimentos e bebidas “melhores para você” em que possam confiar, e querem saber a origem dos ingredientes usados nos produtos. O movimento de clean label continua evoluindo de apelos naturais para a comunicação de como os produtos são feitos.
Plant-based
48% dos consumidores dizem que mudaram sua alimentação nos últimos dois anos para ter um modo de vida mais sustentável²
Saudabilidade e sustentabilidade são áreas de foco de consumidores que optam por uma alimentação melhor para eles e para o planeta. Os consumidores estão mais inclinados a produtos de origem vegetal devido aos benefícios para saúde e impacto positivo para o meio ambiente associados às dietas plant-based.
Redução de açúcar
58% dos consumidores dizem que a saudabilidade tem um impacto na compra de alimentos e bebidas³
Os consumidores estão buscando formas de se tornar e se manter saudáveis. Uma recomendação para uma saúde melhor é reduzir o montante de açúcar da dieta. Por outro lado, o sabor ainda é fundamental e muitos ficam divididos entre ter uma experiência indulgente ou reduzir açúcar em suas dietas.
Gut Health
53% dos consumidores globais panejam comer ou beber mais fibras4
Globalmente, os consumidores não estão consumindo a quantidade adequada de fibras5, e eles estão interessados em aumentar seu consumo na dieta4. Conforme o conhecimento desses benefícios cresce mais consumidores irão buscar produtos para atender essa necessidade.
Conveniência
91% dos consumidores globais estão interessados em produtos que economizem tempo e esforço6
As pessoas estão cada vez mais conectadas e com pouco tempo. Elas buscam recompensas fáceis, eficientes e instantâneas dos produtos que compram, incluindo alimentos e bebidas. Formatos e canais convenientes atendem às necessidades dos consumidores em meio às suas vidas agitadas e estressantes, mas isso traz desafios aos fabricantes em suas formulações.
Snacks Saudáveis
55% dos consumidores globais dizem que esperam que os snacks ofereçam um impulso nutricional7
O estilo de vida agitado e apressado fez crescer o consumo de snacks. Esses se tornaram um importante momento na dieta das pessoas, porém agora os consumidores estão priorizando aspectos de saudabilidade. Produtos que sejam melhores para saúde serão uma escolha óbvia para atender essas demandas.
Valor e opções premium estão presentes em cada uma das tendências acima:
Valor: se relaciona ao desejo dos consumidores em ter uma “boa relação de custo-benefício”. Globalmente, a maioria dos consumidores define isso como produtos que são de “alta qualidade” ou que tenham “ingredientes de alta qualidade”.
Opções Premium: se refere ao desejo do consumidor em “algo melhor” ou mais caro. Isso está evidente em inovação com benefícios específicos, alegações ou ingredientes que ajudem a justificar pagar mais pelo produto.
“Essas tendências se combinam com as fortalezas da Tate & Lyle como fornecedor de ingredientes, com nosso amplo portfólio de soluções que: são prioritariamente de origem vegetal, produzidos de forma responsável, amigáveis com os rótulos, e que suportam um modo de vida saudável.” acrescentou Natalya Bright, Gerente de Pesquisa de Mercado.
“Uma vez que milhões de pessoas em todo o mundo consomem produtos contendo nossos ingredientes todos os dias, o coração do nosso negócio, crescimento e sucesso é sobre Melhorar a Vida por Gerações, e estamos orgulhos da parceria com nossos clientes para fazer isso enquanto lhes ajudamos a terem sucesso no mercado.”
Fontes:
1. Tate & Lyle Proprietary Research, 2020, 14 countries, percentages are “always” or “sometimes”;
2. GlobalData 2020 Market Pulse Survey, Asia Pacific and Latin American, September 2020
3. International Food Information Council Foundation, 2020 Food & Health Survey, April 2020
4. T&L Global Consumer Ingredient Perception Research, 14 countries, 2020;
5. Sardinha AN et al. Appetite. 2014; 79:134-8
6. GlobalData Trend Sights 2020
7. FMCG Gurus, January 2021, Global
8. Value: GlobalData